Segunda, 10 de dezembro de 2018
98 98709 2199
Esportes

28/08/2018 ás 13h46

155

Blog do Costa

São Luís / MA

Com raízes no Atlético-PR, Alberto Valentim inicia trabalho no Vasco "em casa"
Técnico é natural de Oliveira, em Minas Gerais, e passou por diversos clubes, mas não esconde identificação com o Furacão. Já disse, inclusive, que sonha em trabalhar no time como treinador
Com raízes no Atlético-PR, Alberto Valentim inicia trabalho no Vasco
Alberto Valentim é o novo técnico do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Agência Estado)

O técnico Alberto Valentim comandará o Vasco até o fim de 2019. E o primeiro episódio da trajetória será justamente onde o treinador provavelmente mais se sente em casa - depois, é claro, de Oliveira, em Minas Gerais, onde nasceu. Nesta terça-feira, ele comanda seu primeiro treino pelo Cruz-Maltino na Arena da Baixada, em Curitiba.


Foi lá, na casa do Atlético-PR, onde Alberto Valentim mais brilhou como lateral-direito e mais se identificou na carreira. Foi lá, também, onde o técnico iniciou sua trajetória na atual função: virou auxiliar do Furacão em 2012, antes de ir para o Palmeiras e, em carta, já revelou seu sonho de voltar ao clube para um novo trabalho (leia no fim da reportagem).


Valentim chegou ao Atlético-PR em 1996, ainda emprestado pela Inter de Limeira, seu segundo clube (ele foi revelado pelo Guarani). As boas atuações na lateral direita durante o Campeonato Brasileiro daquele ano (a equipe parou nas quartas de final, depois do quarto lugar na fase de grupos) chamaram atenção, e o atual técnico do Vasco permaneceu, mas com algumas rápidas saídas.


Diante das qualidades que tinha (bons cruzamentos e possibilidade de atuar em mais de uma função), Valentim passou a ser cobiçado por outros grandes clubes. Passou por São Paulo (durante o primeiro semestre de 1997, em troca de Luisinho Netto e Fábio Mello), Cruzeiro (só para o Mundial) e Flamengo (na primeira metade de 1998, em troca de Rodrigo Mendes e Nélio).


Despediu-se do Atlético e do futebol brasileiro ganhando título. Alberto foi peça importante na conquista do Torneio Seletivo de 1999, levando o Furacão a disputar pela primeira vez em sua história a Libertadores. Deixou, é claro, saudade nos torcedores do Atlético-PR - e também tem o mesmo sentimento.


Alberto com a camisa do Atlético-PR (Foto: Divulgação/Site do Atlético-PR)


Agora, porém, volta como adversário. Valentim foi contratado pelo Vasco depois da saída de Jorginho e terá pela frente a missão de subir o Cruz-Maltino na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.


Atualmente, depois de duas trocas de treinadores (antes, Zé Ricardo já havia pedido para sair), o Vasco é o 13º colocado, com 24 pontos, e dois jogos a menos do que a maioria dos adversários - um justamente contra o Furacão.


Nesta terça-feira, Valentim comanda treino na Arena da Baixada para iniciar a preparação para a partida contra o Atlético-PR, marcada para quarta, às 19h30 (de Brasília), pela 15ª rodada do Brasileirão.


Leia, agora, a carta escrita por Valentim ao Furacão em 2014:


"Ao tomar conhecimento da intenção da direção do Atlético Paranaense em mudar os rumos do departamento de futebol, não posso me furtar a escrever esta nota de agradecimento.


Meu carinho e admiração pelo Atlético Paranaense são públicos, e seria redundante eu reforçá-los aqui. Mas quero agradecer de coração ao clube, sua direção, aos jogadores, todos os funcionários, aos treinadores que passaram e, sem egoísmo, comigo compartilharam sua sabedoria e amizade, e principalmente ao Presidente Mário Celso Petraglia por acreditar em mim e na seriedade do meu trabalho, pela segunda vez. Para mim e creio para qualquer profissional de futebol é uma honra muito grande poder ter feito parte da história do Atlético em duas funções tão diferentes como importantes: como jogador e agora como auxiliar técnico. Jamais esquecerei minha estreia no banco, como treinador, ainda que interino. Como atleticano, não poderia ter sonhado com um momento tão emocionante.


E por fim, meu mais sincero agradecimento aqueles que fazem do Atlético a potência que só nós conhecemos: Muito obrigado, torcedor atleticano!!! Que este seja mais uma vez, não um adeus, mas um até breve, e que nossos caminhos voltem a se cruzar um dia".


 


 

FONTE: GloboEsporte.com

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium