Sexta, 16 de novembro de 2018
98 99107 8706
Cidades

14/10/2018 ás 11h47

182

Blog do Costa

São Luís / MA

Complexo Deodoro e Rua Grande ganham novo aspecto urbanístico com avanço de obras de requalificação
População acompanha e aprova serviços realizados pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís; obras somam às ações de valorização do Centro realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo
Complexo Deodoro e Rua Grande ganham novo aspecto urbanístico com avanço de obras de requalificação
Obras da Praça do Pantheon estão em fase bastante adiantada

O público do centro comercial de São Luís acompanha e aprova o avanço de cada etapa das obras de reforma da Rua Grande e do Complexo Deodoro, que compreende as praças Deodoro, Pantheon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro. A obra - realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís - caminha conforme cronograma, e o resultado dos serviços já podem ser observados, especialmente na Praça Pantheon e na primeira quadra da Rua Grande, onde os serviços estruturais já foram concluídos.


"O avanço da obra conta com a importante avaliação da população, que acompanha de perto os serviços que vêm sendo executados na área. Sem dúvidas, são melhorias que beneficiam tanto quem trabalha no centro comercial, quanto o público consumidor. Estou muito feliz em observar que os reflexos positivos desse trabalho, executado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura, já começam a ser notados pela população", ressalta o prefeito Edivaldo, que com a presidente do Iphan, Kátia Bogéa e com o superintendente do instituto, Mauricio Itapary, tem feito constantes visitas ao local para vistoriar e ver perto o andamento dos serviços.



Na Rua Grande, os serviços estruturais, já finalizados na primeira quadra, estão em andamento em outras quatro quadras da via. Até a quarta quadra, estão sendo realizadas as instalações dos sistemas de esgoto, água, drenagem pluvial e elétrica. A segunda quadra, que já conta com calçada e instalações concluídas, recebe também os serviços de pavimentação, com instalação de bloco intertravado na área central. Na terceira quadra começam os serviços de concretagem das calçadas. Já na quinta quadra, avançam os serviços de demolição para que sejam iniciadas as instalações.



O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, ressalta que o trabalho segue um planejamento e conta com a parceria do poder público municipal. "Os investimentos vão recuperar um importante conjunto histórico e de grande valor arquitetônico para a cidade, e também uma área comercial que contribui com a economia local e gera emprego e renda para muitas pessoas", enfatizou o superintendente.


Com a conclusão dos serviços estruturais na primeira quadra, os resultados do trabalho começam a ser observados por quem trabalha no local. "Achei ótimo. Trabalho há sete anos aqui e hoje a gente já percebe até uma melhoria no movimento, pois mais pessoas passaram a entrar em nossa loja", disse a vendedora Kellyta dos Santos, 27 anos, que trabalha em estabelecimento comercial localizado na primeira quadra da Rua Grande.



O trabalho de reforma da área tem sido elogiado também por moradores de outros municípios do estado. "Toda cidade poderia ter um centro comercial como esse, importante para a economia. Vim com a minha irmã e observei que o local está ficando muito bonito e tenho certeza que ficará ainda mais", afirmou Raimunda da Silva, que mora no município de Joselândia.


COMPLEXO DEODORO



Na Praça do Pantheon a obra segue para a reta final, com instalação dos bustos de personalidades da literatura maranhense nos pedestais e também das lixeiras. Na Deodoro, está sendo finalizada a pavimentação em concreto e granito e os serviços na área de paisagismo. No local os trabalhos incluem a execução de serviços de drenagem e tratamento sanitário, novos calçamento, mobiliário e sistema de iluminação; fiação subterrânea e dutos de passagem de fibra ótica. O projeto contempla, ainda, a construção de banheiros públicos e a implantação de sistema de sinalização, com elementos que favorecem acessibilidade.


"A nossa cidade merece essa importante obra. A população estava precisando, pois o local estava deteriorado e nem parecia uma praça central de uma cidade histórica. Trabalho aqui e frequento muito essa área, que já está bonita e vai ficar maravilhosa", disse o funcionário público, Manoel Costa, 47 anos, que circula diariamente pela região e já se sente contemplado com os serviços.


 


 

FONTE: ASCOM

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium